quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Revista SORRIA - Projeto



A Sorria é uma revista social, correalizada pela Editora MOL e pela rede de farmácias Droga Raia. Lançada em março de 2008, ela tem seu preço de capa – 2,95 reais – 100% doado, descontados os impostos, ao GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer) e ao Instituto Ayrton Senna.

Com uma das maiores tiragens de revista do mercado editorial, de 160 mil exemplares bimestrais, aSorria se tornou também uma das dez publicações mais vendidas de forma avulsa do Brasil (segundo oInstituto Verificador de Circulação, o IVC, pela qual é auditada). Em 21 edições, vendemos mais de 2,8 milhões de exemplares. O volume gerou mais de 6,6 milhões de reais doados. Confira aqui nossa prestação de contas completa.

Essa realização é possível graças a uma ideia de negócios inédita no mercado: o modelo multiplicador de revista social. Nele, o custo de produção da publicação é dividido em cotas, adotadas por empresas patrocinadoras – que, em troca do investimento anual no projeto, recebem espaço para anunciar emSorria, entre outros benefícios. E, em vez de ir para as bancas ou depender de assinaturas, em que os custos de distribuição consomem mais da metade do valor de capa de uma publicação comum, a revista é vendida exclusivamente por um parceiro varejista: a Droga Raia. Para a rede, não se trata de mais um produto no balcão, mas de um projeto social, e por isso ela abre mão da margem sobre a venda. E utiliza sua inteligência logística e seu poder de influenciar os consumidores para levar Sorria a mais de 350 lojas, em seis estados (SP, RJ, MG, PR, RS e SC), e fazer a comunidade abraçar essa causa também.

Assim, 100% do valor de capa pode ser doado. E, como o custo de produção da revista é menor do que o preço pelo qual é vendida, o dinheiro investido pelos patrocinadores é multiplicado. Desde a primeira edição, Sorria sempre doa mais do que arrecada, fazendo com que seja mais vantajoso para as empresas (e para o terceiro setor) contribuir por meio da revista do que diretamente para a instituição. Em 21 edições, cada 1 real investido pelos cotistas de Sorria se tornou, em média, 1,50 real doado.

É um jogo de ganha-ganha. Bom para as empresas, que fazem um investimento social com retorno garantido em mídia (ou vice-versa). Bom para o varejo, que, como prova a Droga Raia, pode integrar todos os seus públicos em uma ação com imenso impacto, fazendo da melhor forma o que já faz todos os dias (vender!). Bom também para o terceiro setor, que ganha uma nova fonte de renda e de divulgação sem investir. Muito bom para as pessoas, que, com algumas moedas, podem contribuir para causas de todos e ainda receber conteúdo útil e de qualidade em troca.

É bom para o mercado editorial, que tem aí uma nova forma de produzir grandes publicações, de forma alternativa, colaborando para a democratização do acesso à informação e provocando uma transformação social. Bom para a publicidade, que fala com um grande e bem mapeado público, por custos muito inferiores aos da mídia tradicional, ao mesmo tempo em que multiplica o investimento em mídia e o faz virar ação de responsabilidade – mesmo os anúncios avulsos, de não cotistas, têm 30% do valor revertido para um fundo social. E é bom para todos os brasileiros: mesmo quem nunca ouviu falar de Sorria tem acesso aos projetos que a revista ajuda a manter.

Esse modelo – bem como a qualidade do conteúdo, razão para fidelizar tantos leitores, que fazem a primeira compra por solidariedade, e todas as outras porque gostam do produto – tem sido reconhecido e premiado. A Sorria ganhou troféus como o de Lançamento do Ano em Mídia Impressa e Digital da Associação Nacional de Editores de Publicação (Anatec) e o ouro nacional na categoria mídia do tradicional prêmio da Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberje), além de levar o I Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade.

Participe desse projeto! Juntos, podemos fazer muito mais!

http://revistasorria.com.br/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário