sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Orientações para radioterapia

Como qualquer tratamento, o uso da radioterapia pode apresentar riscos. As altas doses de radiação que destroem o tumor podem atingir também os tecidos normais, causando os efeitos colaterais.
Sintomas que merecem cuidados imediatos
Caso o paciente apresente algum sintoma novo que o incomode ou ainda um dos sintomas relacionados abaixo, deve procurar orientação médica, o mais rápido possível:
* Febre (temperatura igual ou maior que 38 graus).
* Falta de ar ou dificuldade respiratória.
* Dificuldade de controlar a urina.
* Dificuldade na visão (dupla ou borrada).
* Dor de localização ou intensidade anormal.
* Sangramento de qualquer região, que persista por tempo mais prolongado.
Feridas na boca
A irradiação de tumores de cabeça e pescoço pode provocar aparecimento de aftas, irritação nas gengivas, na garganta e até feridas na boca. Isso pode causar muita dor e ainda dificultar a alimentação. Algumas medidas podem ser seguidas nestes casos:
* Manter a boca sempre limpa, escovando os dentes com maior freqüência
* Evitar ingerir alimentos duros, quentes, ácidos e condimentados
* Procurar usar cremes dentais mais suaves, fazendo bochechos quando necessário com produtos indicados pelo médico
* Ingerir maior quantidade de líquidos (água, chás e sucos).

Queimaduras na pele

Podem ocorrer queimaduras na pele que recobre a área irradiada. Para diminuir os efeitos locais é ideal manter a pele bem hidratada e não utilizar substâncias que podem irritar ainda mais o local.

Diarréia

A irradiação de tumores localizados no abdome e na pelve pode causar diarréia em maior ou menor intensidade, dependendo da reação do organismo. Se ela persistir por mais de 24 horas, o paciente deverá obter orientação médica. Nos casos menos intensos, algumas medidas podem ajudar:

* Procurar manter uma alimentação mais líquida (chás, água e sucos)
* Evitar tomar leite e derivados
* Procurar fazer pequenas refeições, evitando alimentos gordurosos e frituras

Dor para urinar

A irradiação de tumores localizados na pelve pode causar irritação na bexiga, provocando desconforto ou dor para urinar, e às vezes até sangramento. O paciente deve procurar orientação médica para controlar os sintomas e diminuir o risco de complicações.

Boca seca (xerostomia)

A irradiação em tumores de cabeça e pescoço pode causar irritação nas glândulas salivares, causando diminuição da salivação. Atualmente existem medicamentos que, aplicados concomitantemente à radioterapia, podem diminuir este efeito. Para controle dos sintomas, o paciente deve aumentar a ingesta de líquidos e ocasionalmente recorrer a produtos artificiais que imitam a saliva (saliva artificial).
Existem ainda os riscos de toxicidade tardia, geralmente decorrentes de alterações inflamatórias nos locais que receberam irradiação. O médico especialista em radioterapia deve esclarecer ao paciente os riscos e os sintomas possíveis, que dependem da dose utilizada e da área tratada, bem como da aparelhagem e tipo de energia utilizada.

Orientações práticas

Contato pessoal

Não há necessidade de mudanças nos hábitos diários ou nos contatos pessoais. Os pacientes em tratamento radioterápico não se tornam radioativos.

Alimentação

Não há necessidade de grandes modificações na alimentação. No entanto, o paciente deve incluir nas refeições diárias frutas, verduras, cereais, carnes para que possa obter todos os nutrientes de que o organismo precisa.

Cuidados com a pele

A pele que recebe a radioterapia deve ser bem cuidada pois fica mais sensível. Alguns detalhes são especialmente importantes:
* Lavar a pele diariamente, com sabão neutro e água morna ou fria (nunca quente);
* Usar roupas leves, de tecidos naturais (como algodão), folgadas;
* Proteger a pele da exposição solar, de preferência cobrindo-a com roupas leves;
* Evitar atritos na região como coçar, esfregar e utilizar jóias ou roupas justas;
* Não aplicar compressas no local (quentes ou frias);
* Não utilizar pomadas,cremes, hidratantes, desodorantes sem orientação médica

Atividades físicas

Durante o período de tratamento não há contra-indicação à prática de exercícios físicos ou modalidades esportivas. Porém, é bastante comum que ocorra fadiga durante o tratamento.

Trabalho

A maioria dos pacientes pode e deve continuar trabalhando durante o tratamento. Não há contra-indicação, a menos que seja bastante pesado e exija muita condição física.

Relações sexuais

A radioterapia por si só não contra-indica a relação sexual. Mas deve-se lembrar que o desempenho sexual pode diminuir durante o tratamento devido ao efeitos colaterais, principalmente se for tratamento na pelve.

Uso de outros medicamentos

Alguns medicamentos, mesmo os homeopáticos e "naturais", podem interferir no tratamento radioterápico. Por isso, o médico deve ser sempre consultado antes de o paciente fazer uso de qualquer medicamento.

PAIIII!!!!! Quero ver você seguir isso direitinho hein!! se não, puxo a tua orelha!!
rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário